top of page
CNAI-2024_linkedin_001(1).png

CNAI 2024

20240508_CNAI-2024_logo_v1.1_01_white.png
CNAI-2024_linkedin_001(1).png

 

A Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes – APAI irá organizar nos dias 8 e 9 de outubro de 2024, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a 9ª Conferência Nacional de Avaliação de Impactes – CNAI 2024, com o tema “RESILIÊNCIA e SUSTENTABILIDADE em Avaliação de Impactes Ambientais”.

 

Durante a edição de 2024 da Conferência Nacional de Avaliação de Impactes serão exploradas estratégias para melhorar a inclusão e transparência nos processos de AIA, principalmente ao nível da comunicação e dos processos de participação pública. O papel da governação e das políticas públicas na criação de estruturas que suportem práticas sustentáveis e resilientes de AIA terá particular destaque, perspectivando-se um conjunto de debates enriquecedores sobre a intersecção entre a governação ambiental, a inovação tecnológica e a participação comunitária na formulação de políticas ambientais mais eficazes e equitativas.


Um dos objetivos centrais da conferência será discutir os principais avanços científicos da avaliação de impactes de projetos, políticas e estratégias relacionadas com a transição energética. A implementação de soluções tecnológicas mais eficientes deve também garantir a sua sustentabilidade ambiental. Para o efeito, serão exploradas novas perspectivas, abordagens e metodologias em avaliação de impactes, destacando como os processos de AIA podem contribuir para soluções ambientais mais eficazes, resilientes e sustentáveis.


A conferência procurará ainda responder a questões fundamentais sobre o papel da AIA na transformação para sociedades mais sustentáveis e resilientes. Contamos com todos os convidados e participantes para partilharem boas práticas em AIA capazes de potenciar a proteção da biodiversidade, a eficiente gestão de recursos naturais e a efetiva promoção do bem-estar humano, em concordância com as necessidades regionais e nacionais.

annie-spratt-6aQtusn87ko-unsplash_edited.jpg
CCB_logo.png

Entre os Jerónimos e a Torre de Belém, o Centro de Congressos e Reuniões do Centro Cultural de Belém está localizado na parte ocidental de Lisboa, junto ao rio Tejo, harmoniosamente integrado num conjunto arquitetónico dominado pelo Mosteiro dos Jerónimos e pela Torre de Belém. Centro Cultural de Belém é um ponto de encontro histórico da cidade de Lisboa, concebido como uma pequena parte da cidade, na sua geografia e na sua relação com o rio.

 

O Centro Cultural de Belém é gerido por uma Fundação que tem por objetivo a promoção da cultura, desenvolvendo a criação e a difusão em todas as suas especificidades, da música clássica ao jazz, do teatro à dança, da ópera à literatura, da arquitetura ao cinema. A Fundação tem por fim especial assegurar a conservação, administração e desenvolvimento do património do Centro Cultural de Belém.

APOIOS CNAI 2024
bottom of page